À distância de um clec…

Passeávamos pelo jardim quando, suavemente, a folha, encarquilhada, de crestada pelo sol, veio caindo, suavemente, e, como que baloiçando, acabou por tocar o alcatrão do caminho entre canteiros verdes, e fez clec. Talvez o pequeno ruído seja intraduzível, pela palavra falada, ou escrita. Não foi clic, nem clac, isso eu posso afirmar. Portanto, clec poderá ser a expressão que mais perto estará do que ouvi.

O que ouvi: um ruído da Natureza, como o eram também os falares das pessoas que por ali, como nós, vogavam ao sabor de uma manhã de sol, a menina com o seu balão, o casal de mão-dada, num dia claro e limpo, sereníssimo, as horas a escorregarem para as treze.

Treze horas: o limite para andar na rua, nestes tempos graves, de algo cuja natureza veio confinar a natureza humana, ao ponto de nos negar a liberdade, o convívio, o simples acto de continuar a observar as folhas que caem, as ervas que ondulam sob o efeito da brisa leve, ou a flor que brota, a borboleta que, sabe-se lá porquê, se desprende, em voo gracioso, ali, mesmo ao pé de nós, gozando da sua natural liberdade.

Que aproveitará o mundo (todos nós, os que agora somos viventes, e os que hão-de vir) desta experiência de vida mitigada que enfrentamos?

Foi isto que pensei, quando a minha atenção foi sugada pelo breve e simples cair da folha, e toda a poesia da vida me pareceu estar ali. Apesar do confinamento.

22Nov2020. Às 13H37. Conscientemente confinado.

Manuel João Sá

22Nov2020, às 12h45. Foto de Manuel João Sá.

34Joaquim Pinheiro, Maria Mandarina e 32 outras pessoas6 comentários

Autor: 60emais

Português.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.