Saudades nossas, Pai…

Eras um bonito mancebo, pai. Olha para ti, neste retrato de quando estavas na tropa e almejavas que te saísse em sorte o número de candidato à Marinha, pois o teu sonho era correr o Mundo e, se possível, um dia ires encontrar-te com o tio Joaquim, que estava em Moçambique. Tio Joaquim, o “cabo d’ordes”, por alcunha, de quem me falaste algumas vezes, com admiração e enlevo. O revolucionário Joaquim Faustino da Silva, de quem te hei-de contar, com pormenor, o que de tão notável soubemos, da sua acção social e política, lá, em Moçambique, e que tanto gostarás de ouvir, está combinado, pai.

Eras já bonito em menino, o cabelo loiro, os olhos azuis, como os “ingleses” da nossa família ou da nossa parentela, que depois haveriam de ficar com “Inglês” como apelido. Uns olhos azuis faiscantes, sedutores, o que eles foram capazes de fazer nos palcos da vida que pisaste, ajudados por um sorriso natural e uma voz que vinha das profundezas, porém cristalina e vibrante, com a emoção a comandar as nuances… o que o teu todo foi capaz de fazer, eu bem gostaria de saber…

Passam hoje 103 anos sobre o teu nascimento. Foi em 1917, um ano de muitos acontecimentos. Por agora deixa-me dizer-te que, tal como quando vieste ao mundo, talvez descendente, pelo lado do avô Alfredo, de um inglês que pelo Vale de Santarém esteve, aquando das invasões francesas, hoje estamos perante uma pandemia, semelhante à que chamaram de “gripe espanhola”, a qual mandou para a cova muitos valsantarenos, mas nenhum da nossa família. Tu, bebé resistente, passaste incólume, e assim haveria de ser, contra imprevistos e maleitas, até que, em 2005, numa manhã de Abril cheia de sol, disseste adeus à vida, que tanto amavas. Tinhas 88 anos. A mãe haveria de fazer essa viagem no dia 15 de Julho de 2012.

“A vida é uma coisa tão bonita”, costumavas dizer. É verdade, pai.

Saudades de todos nós. Para ti e para a Mãe.

Manuel da Silva Sá, com dois anos.
Nasceu em 10 Nov.1917. Faleceu em 19 Abril 2005

Manuel da Silva Sá, na vida militar. Nasceu em 10Nov1917. Faleceu em 19Abr2005.

Autor: 60emais

Português.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.