Há 51 anos, a caminho da guerra colonial

Há 51 anos, por volta das duas da tarde, já o Vera Cruz já estava em alto mar. Era a minha primeira viagem num grande paquete. Comigo iam quase três milhares de jovens, a maior parte era rapaziada na casa dos 20, 20 e poucos. Angola era o nosso destino, numa viagem não marcada e não desejada por nós, sujeitos a não regressar, o que aconteceu com tantos. Deixáramos um mar de lágrimas no cais, nos olhos dos nossos pais, namoradas, amigos. Ou então nas nossas casas, quando nos despedíramos, “até ao meu regresso”, eu a fazer-me forte, rápido no adeus, que aquilo custou…

Olhei ainda a ponte, gigante, sobre nós e o Tejo. A costa foi ficando longe, depois Sintra já era só um pontinho de saudade, no horizonte. Rumávamos ao Sul, bem ao Sul. Depois o Funchal, onde atracámos, para entrarem mais tropas. Comprei vinho. Uma garrafinha, do Madeira, e um baralho de cartas. Comprei também um postal colorido, com motivos da Ilha, que fui meter no correio, a dizer aos meus pais que havia partido no dia anterior. Alguns dias depois, São Tomé, onde ficaram alguns tropas.

A 7 de Setembro, pela manhã, Luanda. Estávamos a poucos quilómetros da guerra colonial. Lá onde, quando na mata, matar ou morrer, era o que se esperava que acontecesse, com aqueles que estavam em zona que o exigisse. Da minha Companhia todos regressaram. Como foi possível?… perguntávamos a nós próprios, quando “aquilo” para nós terminara. Regressámos a Lisboa em 15 de Outubro de 1971. Ainda hoje nos questionamos: como conseguimos regressar, sem mortos e feridos?…

Agora, aos poucos, vamos partindo. A foice da vida, é outra. Este ano ainda não fizemos o nosso convívio anual. Era para ser em Maio. Passou para Outubro. Talvez não seja possível, por causa da COVID. Vamos aguardar. Um forte e comovido abraço aos meus Camaradas e a todos os que, como nós, foram mandados para lá: Angola, Moçambique, Guiné, Timor.

Manuel João Sá

Autor: 60emais

Português.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.