1º de Maio no Vale de Santarém, em tempos de ditadura

1º de Maio! Quantas lutas foi preciso travar, quantos foram os que morreram, homens e mulheres, em todo o Mundo, para que esta data fosse, definitivamente, consignada como O DIA DO TRABALHADOR?… Hoje, ainda não o é, em diversos países. Hoje, neste preciso dia de 1 de Maio de 2020, haverá perseguições, espancamentos, prisões, talvez mortes, contra a celebração efectiva, participada, do DIA DO TRABALHADOR, mesmo quando se sabe que SEM O TRABALHADOR não há produção, seja qual for o sector de actividade ou lugar.

DIA DO TRABALHADOR como dia de celebração do TRABALHO E DOS TRABALHADORES, como acção de consciência comum dos direitos que lhes cabem, face aos deveres que lhes são impostos, com ou sem negociação e que, como é sabido, deixa sempre na posição mais frágil aqueles que têm para dar, nessa relação, somente a força e capacidade de trabalho.

1º DE MAIO que só vivi, em liberdade, naquele histórico 1 de Maio de 1974, pois até ali (tinha eu 28 anos) qualquer tentativa era violentamente reprimida pelas forças repressivas do regime ditatorial. 1º DE MAIO que, apesar disso, ouvia referir em minha casa, ao meu pai, de algumas vezes em que, nos campos do Ribatejo, houve acções populares contra o regime, com greves, exigindo, por exemplo, que se passasse da “jornada de sol-a-sol” para a “jornada de oito horas de trabalho”. Uma luta que ecoou pelos campos do nosso País, e que saiu vitoriosa ao cabo de sofrimento, dor e morte.

1º DE MAIO, data em que, muitos anos antes, os valsantarenos que trabalhavam nos campos faziam questão de participar, invocando que iam “para a feira de Maio no Cartaxo”. O argumento funcionou enquanto a força repressiva da ditadura não entrou em acção. É do Jornal de Cá (Diário digital do Cartaxo) a memória desse tempo, que se poderá ler clicando em

https://jornaldeca.pt/em-quinta-feira-de-ascensao-ate-as-f…/

VIVA O 1º DE MAIO !

Manuel João Sá

Autor: 60emais

Português.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.