Joaquim Faustino da Silva, um cidadão exemplar, regressa finalmente ao Vale de Santarém

15 Dez. 2019, um dia histórico para o VALE DE SANTARÉM, e em particular para mim e para a minha família, a mais próxima e a mais alargada (os meus primos, seus filhos e outros) porque aquele de quem fomos ouvindo falar, em nossas casas, em segredo, no tempo da negra ditadura fascista, vai agora, finalmente, regressar ao Vale de Santarém.

JOAQUIM FAUSTINO DA SILVA, irmão da minha avó Alexandrina da Silva e da minha tia-avó Carolina da Silva. Um homem notável, cuja vida de lutador pela liberdade e pela democracia, lá longe, em Moçambique, como se pode ler abaixo, vai ser o tema da sessão, pelos investigadores abaixo referidos, no ano do centenário do jornal O EMANCIPADOR, que foi muito importante, e que ele também dirigiu. Uma vida como sindicalista militante, cidadão muito empenhado, com muitos outros camaradas, e depois como activista político, tendo sofrido as perseguições do regime.

Aqui publico o que acaba de me chegar sobre a sessão que, já sabia, há algum tempo, iria ser realizada nesta data e local, mas importava que chegasse a notícia formal. Ela aqui está!

Antes disso, exactamente em 14 de Dez – 1º cartaz – haverá uma sessão com o mesmo teor, pelos mesmos investigadores, na Voz do Operário, em Lisboa, pelas 15 horas, na qual também vou estar, assim como alguns dos netos e outros familiares de Joaquim Faustino da Silva, cuja foto, aos 59 anos, em Moçambique, aqui fica.

Finalmente, o seu regresso a Lisboa e à sua terra natal, pela “mão” dos dois investigadores do Centro de Estudos Africanos, da Universidade do Porto, a quem desde já saúdo vivamente.

A sessão na Sociedade Recreativa Operária de Santarém é dia 15Dez., às 16 horas.

Manuel João Sá.

Sessão_Lisboa_14Dez_2019

Autor: 60emais

Português.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.