180 participantes no convívio de 2019 dos antigos alunos da Escola Aristides Graça, do Vale de Santarém.

Foi o IX Convívio Anual da Escola Aristides Graça, juntando antigos alunos, familiares e amigos, no dia 28 de Set. Pelas opiniões recolhidas, no próprio dia e já depois, e também pelo que se foi dizendo no facebook, pôde concluir-se que se tratou de uma óptima confraternização, que cumpriu o programa previsto, onde acabaram por acontecer algumas surpresas, como é costume, as quais também agradaram.

2019_Programa_PªSala_PªFacebook
Programa do convívio dos antigos alunos da Escola Aristides Graça-Vale de Santarém-28Set2019

Abaixo, algumas fotos dos momentos do Programa deste IX Convívio anual.

1
Homenagem ao professor Fernando Costa, na praceta com o seu nome, próximo da Junta de Freguesia, quando usava da palavra o Miguel Centeno, pela Comissão. 28Set.2019.
2
Homenagem aos antigos alunos e professores falecidos – estão sepultados no cemitério do Vale a professora Leopoldina Augusta Cunha e Conde; o professor Aurélio Faria; a professora Tomásia Guimarães Rodrigues. Usou da palavra, pela Comissão, o Miguel Centeno. 28Set.2019

5_PªCapaFacebook_Final

Foram 180 participantes, mas nem todos puderam deslocar-se ao local, para a fotografia.

7
O bolo de aniversário do IX Convívio. A nossa Escola foi fundada em 1915.

Teve igualmente muito acolhimento a entrega feita, aos participantes, da letra do Hino da Escola, que acabou por ser cantado, pela 1ª vez integralmente neste convívio, pela antiga aluna VITORINA ROSA GASPAR, que recebeu muitos aplausos. Já antes havia sido cantado, em parte, pela nossa querida amiga e antiga aluna MARIA ELVIRA SERRENHO (entretanto falecida em 25 Julho 2019) no convívio de 2016.  A letra do Hino é da autoria do Poeta JOÃO D’ALDEIA, sendo autor o Maestro VENCESLAU PINTO, que teve casa no Vale, onde vinha passar férias.

Aqui está a letra do Hino.

Hino_PªFacebook
O Hino era cantado por raparigas e rapazes, quando o Professor FERNANDO COSTA esteve o seu primeiro período no Vale de Santarém. A letra do hino foi-nos facultada pelo antigo aluno JOSÉ MARTINHO DA CRUZ (por alcunha “Caralheta”), infelizmente já falecido, que fez parte das récitas organizadas pelo professor Costa, com a colaboração de JOÃO DA SILVA NOGUEIRA-POETA JOÃO D’ALDEIA, que escrevia os poemas, e com músicas da autoria do maestro VENCESLAU PINTO. No desenho e confecção dos cenários, para as récitas, colaborava ainda com o professor Costa o SR. BENJAMIM SÉRGIO, marido da D. Mercedes – tinham uma loja quase à saída do Vale, na estrada para Santarém.
Nestas récitas, e além de José Martinho da Cruz, outros entravam, como as antigas alunas MARIA ELVIRA SERRENHO (que nos deixou neste ano) e MARIANA SÁ PATRÍCIO, além de outras raparigas e rapazes.

Já após o IX Convívio Anual dos Antigos Alunos, realizou-se o III Convívio Anual da Fábrica Avilima, onde, a pedido de alguns participantes, a Vitorina Rosa Gaspar cantou o Hino da Escola. É assim possível ouvir a letra e música do Hino, com aplausos e agradecimento à VITORINA, clicando em

https://www.facebook.com/1311703195526218/videos/3246469792089674/

A Comissão Organizadora

Francisco Ferreira – José Marques – Luís Quina – Manuel João Sá – Manuela Grazina – Margarida Silva – Miguel Centeno – Virgílio Pereira – Vitorina Rosa.

Autor: 60emais

Português.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.