Memórias do Hóquei em Patins

Fazem parte das minhas memórias, da minha família, de quando criança e adolescente, as vitórias de Portugal em Hóquei em Patins. Fazem parte das minhas memórias e também das memórias de muitos portugueses. Calhou meu pai poder comprar uma telefonia na década de 1950, da marca Mullard que, para funcionar, lá no cabeço da Fonte Boa, no Casal do Cantadeiro (e não Catarino, como passaram a chamar-lhe) onde a electricidade haveria de chegar décadas depois e a água canalizada ainda muito mais tarde, a solução era uma bateria de 12 volts, que era preciso levar a carregar, no Vale, quando a carga já havia sido “consumida”. Então, Emídio Pinto, Raio, Edgar, Cruzeiro, Lisboa e Perdigão, como depois outra geração de ouro, que teve Moreira, Souto, Adrião, Velasco e Bouçós, mais Vaz Guedes, mais Ramalhete, mais Livramento, mais…muitos nomes de notáveis jogadores de hóquei, fizeram a minha delícia, só pelos relatos, a altas horas, dos campeonatos do Mundo, em Portugal ou no Estrangeiro.
Mas, antes desses, Cipriano, os irmãos Sidónio Serpa e Olivério Serpa, e os também irmãos Jesus Correia e Correia dos Santos (os primeiros Campeões do Mundo por Portugal, em 1947) e um outro Adrião, pai do Fernando… Jogos até ao último minuto, melhor, até ao último segundo, com a Espanha, regra geral, como o adversário mais difícil e, por vezes, a Itália.
Ora, uma equipa mais sóbria, mas igualmente competente, revelando união, resiliência, cabeça e alma no comando, conseguiu voltar a vencer o Campeonato Mundial, pelo visto com uma boa liderança.

Estamos de parabéns, sim. Devemos saudá-lo, sem meias palavras. Com alegria e orgulho. Somos Campeões Mundiais de Hóquei em Patins! Outra vez, dezasseis anos depois da última conquista, que havia sido em 2003.

Manuel João Sá

image2
Selecção de Portugal de Hóquei em Patins, Campeã do Mundo em 2019, no campeonato disputado em Barcelona, com vitória de 2-1 sobre a Argentina.

Autor: 60emais

Português.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.