O 1º Convívio dos combatentes da guerra colonial, do Vale de Santarém, foi uma sentida jornada de homenagem e de sã confraternização

“Foi um dia que ficará gravado na memória de todos os que lá estiveram”, assim me foi dito, pois, por razões de saúde, não pude comparecer, como tanto desejava.

Do Vale de Santarém estiveram mais de 150 jovens na guerra colonial, distribuídos pelas colónias de Índia, Angola, Moçambique, Guiné, Timor e Macau. Três perderam a vida em Angola e um em Moçambique, como já referi em publicação anterior. Outros combatentes foram feridos, ficando com incapacidades para o resto da vida.

Conforme anunciado, no dia 13 de Abril realizou-se o primeiro convívio dos cidadãos do Vale de Santarém que foram mandados para a guerra colonial. Cumprido o programa, o convívio teve início às 10 horas, com a concentração no jardim do Vale, junto à placa de homenagem aos combatentes da guerra colonial, ali descerrada em 2014, no âmbito das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, promovidas pela Junta de Freguesia.

Seguiu-se a romagem ao cemitério, às 11H00, para homenagear os quatro combatentes que perderam a vida na guerra colonial e também os que faleceram depois do seu regresso. Às 11H30 foi rezada missa na igreja do Vale.

O almoço de confraternização, que decorreu nas instalações do CAR-Fonte Boa, a todos agradou. Foi muito boa a afluência: 57 combatentes e 52 familiares e amigos, no total de 109 participantes. Durante o almoço houve entrega da medalha do 1º convívio, aos combatentes e às viúvas dos falecidos que participaram no almoço. A entrega foi feita pelo presidente da Junta de Freguesia e pelos outros membros da Junta presentes, e também pelos elementos da Comissão organizadora.

Este 1º convívio teve o apoio da Junta de Freguesia. Foi uma jornada de confraternização muito apreciada e que teve o agrado geral. Foi uma oportunidade para que os combatentes se viessem a reconhecer, uma vez que, embora vivendo a maioria no Vale, nem todos tinham conhecimento de quem havia vivido a mesma experiência.

É desejo da comissão organizadora e dos combatentes que este convívio seja realizado anualmente. Foi isso que se ouviu, durante o almoço. Em breve a Comissão fará uma reunião de balanço e apontará no sentido de continuar com o evento já em 2020, em data a indicar. Para melhor poder comunicar com os combatentes, a Comissão apresentou no almoço um questionário, para ter os dados para esse fim, o qual vai tentar recolher de todos, uma vez que a muitos combatentes não foi possível dar todas as respostas neste dia de festa. 

Também com esta realização foi possível concluir que o número de jovens do Vale de Santarém que foram para a guerra colonial é afinal superior ao que era conhecido. O trabalho agora realizado já mostrou isso mesmo, porém há a noção de que mais nomes poderão vir a juntar-se à lista. Registe-se que grande parte desta lista havia sido conseguida com o trabalho anterior, muito importante, por parte do Miguel Centeno, para a realização das duas exposições que ele próprio concebeu e apresentou, a última das quais em 2014, no âmbito das comemorações do 40º aniversário do 25 de Abril, com o qual se pôs fim à guerra colonial. Seja como for, dado este passo, que há muito se sentia ser necessário, já está assente: vai haver mais convívios, enquanto houver combatentes para os realizar. E a Comissão está nisso bastante empenhada.

A Comissão organizadora, composta por:

Joaquim Gaspar Oliveira, Manuel Alves Lopes, Manuel João Sá, Miguel Silva Centeno

Virgílio Paulino Pereira, Jacinto Abreu, Deodoro Grazina.

17 Abril 2019.

Manuel João Sá

OUTRAS PUBLICAÇÕES SOBRE A GUERRA COLONIAL NESTE MEU BLOG 60emais:

https://60emais.wordpress.com/2019/03/13/1o-encontro-dos-valesantarenos-que-combateram-na-guerra-colonial/

https://60emais.wordpress.com/2018/04/24/o-senhor-fatima-sapateiro-em-tempo-de-guerra-colonial-e-outras-memorias/

https://60emais.wordpress.com/2017/10/31/em-homenagem-ao-sr-fatima/

https://60emais.wordpress.com/2017/07/09/a-caminho-da-guerra-colonial/

https://60emais.wordpress.com/2017/07/22/fui-as-sortes/

https://60emais.wordpress.com/2017/04/27/no-vale-de-santarem-houve-homenagem-aos-ex-combatentes-na-guerra-colonial-nas-comemoracoes-do-25-de-abril/

https://60emais.wordpress.com/2016/05/15/25-abril-2016-homenagem-aos-ex-combatentes-no-vale-de-santarem/

https://60emais.wordpress.com/2012/05/12/cabrita-beirao-e-batista-tres-camaradas-da-cart-2573-que-partiram/

https://60emais.wordpress.com/2011/12/16/memoria-de-um-natal-na-guerra/

https://60emais.wordpress.com/2009/12/20/natal-faz-hoje-40-anos-na-guerra-de-africa/

FOTOS DO 1º CONVÍVIO DOS COMBATENTES DA GUERRA COLONIAL, DO VALE DE SANTARÉM

Combatentes_Grupo_Final

0209
Virgílio Pereira, da Comissão Organizadora, usando da palavra na romagem, no cemitério – Homenagem aos quatro combatentes do Vale de Santarém que perderam a vida na guerra colonial e outros já depois do regresso – 13 Abril 2019.

 

0230
Joaquim Gaspar Oliveira, da Comissão Organizadora, usando da palavra na romagem, no cemitério – homenagem aos quatro combatentes do Vale de Santarém, que perderam a vida na guerra colonial e outros já depois do regresso – 13 Abril 2019.
0200 - Cópia_Final
O grupo de combatentes que compareceu na romagem, no cemitério – homenagem aos quatro combatentes do Vale de Santarém que perderam a vida na guerra colonial e outros já depois do regresso – 13 Abril 2019.
0581
Manuel João Custódio, presidente da Junta de Freguesia do Vale de Santarém, Joaquim Gaspar Oliveira e Miguel Centeno, da Comissão Organizadora, aquando da entrega de uma placa de homenagem, pela Junta de Freguesia, durante o almoço inserido no 1º Convívio dos Combatentes na Guerra Colonial, do Vale de Santarém – 13 Abril 2019.
0591
Manuel João Custódio, presidente da Junta de Freguesia do Vale de Santarém, Joaquim Gaspar Oliveira e Miguel Centeno, da Comissão Organizadora, aquando da entrega de uma placa de homenagem, pela Junta de Freguesia, durante o almoço inserido no 1º Convívio dos Combatentes na Guerra Colonial, do Vale de Santarém – 13 Abril 2019.
Combatentes_bolo
O bolo do almoço do 1º convívio dos Combatentes na Guerra Colonial, do Vale de Santarém.
DCM_0974
O bolo do almoço inserido no 1º Convívio dos Combatentes na Guerra Colonial, do Vale de Santarém – 13 Abril 2019.
Medalha_Final_PªCSocial+Publicação_Pªcrach
A medalha comemorativa do 1º convívio, entregue aos Combatentes na Guerra Colonial, do Vale de Santarém, e às viúvas dos que faleceram, que compareceram no almoço inserido no programa – 13 Abril 2019 .

Autor: 60emais

Português.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.