1º ENCONTRO DOS VALESANTARENOS QUE COMBATERAM NA GUERRA COLONIAL

Foi com Manuel Gaspar Pedro, mais conhecido por “Manuel da Cantina”, que começou a mobilização de jovens do Vale de Santarém para a Guerra Colonial, no caso concreto para os territórios da Índia sob a dominação portuguesa. Isso aconteceu em 1954 e este nosso conterrâneo haveria de lá permanecer até 1955. Depois, outros valesantarenos seriam enviados para a Índia e, desde 1961, muitas dezenas mais haveriam de partir para outras frentes desta guerra, que iria alargar-se a Angola, Moçambique e Guiné, onde movimentos de guerrilheiros lutavam pela independência daqueles territórios. Timor e Macau haveriam de receber também forças militares, nas quais seriam integrados alguns conterrâneos nossos.

Embora sujeitos a correcção, os números relativos aos valesantarenos que estiveram na guerra colonial são os seguintes, de acordo com Miguel Centeno, que facultou tais dados, que agradeço:

MILITARES DO VALE DE SANTARÉM – COMISSÃO DE SERVIÇO NAS EX-COLÓNIAS

Combat_Grelha-page0001

QUATRO VALESANTARENOS HAVERIAM DE PERDER A VIDA NESTA GUERRA

IMG_20170519_180250

Além dos que perderam a vida, outros houve que foram feridos em combate, tendo de confrontar-se, vida fora, com as tristes consequências que a guerra trouxe às suas vidas.

Vai realizar-se este ano, pela primeira vez, um encontro dos valesantarenos que foram mandados para tais teatros de guerra. Era um desejo que vinha ganhando forma e que, assim, vai ser satisfeito. Para tal, formou-se um grupo que assumiu essa primeira realização. Será no dia 13 de Abril, conforme cartaz que abaixo apresento. Vai ser dado o “pontapé de saída” e, naturalmente, no próximo ano poderá ser outra a constituição do grupo organizador.

Cartaz(Vs2)_Final

O objectivo é conseguir juntar o maior número de camaradas militares que estiveram na guerra colonial, porém esta é uma iniciativa destinada também à participação dos seus familiares e amigos.

O importante é que haja muitas inscrições e que esta realização, que já tardava, passe a constar do calendário anual das actividades da nossa vila.

Pela minha parte, tendo já escrito algo neste meu blogue sobre a minha participação nesta guerra, saúdo todos os que, ao longo de dezenas de anos, viveram também com as consequências directas e indirectas de acontecimento tão complexo e difícil nas nossas vidas, como também para as nossas famílias. E hoje, quando, uns mais do que outros, somos ainda muitas vezes reconduzidos a esse tempo de sofrimento e incerteza permanente, é bom que o nosso encontro ajude a falar e a dissipar o que de menos bom se mantém em nós, dessas memórias que teimam em manter-se.

Ao terminar esta mensagem, é aos que mais sofreram e, sobretudo aos que partiram, que eu expresso a minha sincera homenagem.

Dia 13 de Abril vai ser um dia diferente nas nossas vidas!

Manuel João Sá

 

 

 

 

Autor: 60emais

Português.

Um pensamento em “1º ENCONTRO DOS VALESANTARENOS QUE COMBATERAM NA GUERRA COLONIAL”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.