Em homenagem ao Sr. Fátima

Recebo a triste informação de que faleceu o Sr. Fátima, amigo de meu pai, de meu tio João e da nossa família. O nome do Sr. Fátima não é este, como sabem os Valesantarenos: passou a ser chamado assim, devido ao facto de ter nascido por essas bandas de Fátima, e assim ficou, para sempre.

No Vale, haveria de casar, com a D. Maria. Tiveram uma filha. Foi sapateiro. A certa altura da vida, partiu com a família para Angola. Tendo eu ido para a guerra colonial, para Angola, em 1969, a minha Companhia foi colocada no Songo, cerca de 40 km a norte da cidade de Uíge, então Carmona. Um dia, por carta, meu pai disse-me que o Sr. Fátima estava em Carmona, com a família. Procurei-os de seguida, e encontrámo-nos. Ficou assente um almoço em casa deles, e assim aconteceu. A partir daí falámos sempre que possível e matámos saudades do Vale, e do “puto” (da Metrópole) e, como eu precisasse de umas botas de futebol (para jogar no Clube Desportivo do Songo) foi a ele que recorri. O Sr. Fátima teve um orgulho grande naquele trabalho. As botas, com travessas, como era costume naquele tempo, ficaram com chancela de qualidade. Em 1971 a companhia foi mandada mais para norte, para Santa Cruz e foi em Outubro 1971 que regressámos a Lisboa. Anos mais tarde, o Sr. Fátima e família regressaram. Algumas vezes, nas visitas ao Vale, fui vendo o Sr. Fátima e a esposa Maria, e sempre recordávamos esse tempo de Angola.

A longa vida do Sr. Fátima chegou ao fim. Um homem bom. Um amigo, meu e da minha família. Toda a minha vida ficará guardada essa imagem, com o meu eterno agradecimento. Foi uma honra tê-lo conhecido. Obrigado, Amigo. Quanto às botas, claro, continuam comigo. Enquanto vida houver. 

Meu sentimento de profundo pesar. Abraço de conforto à D. Maria e sua Filha, e toda a Família. 

(Tirámos umas fotos, em Angola, que estão… não sei onde. Mas estou aqui, com as botas magníficas, obra do Artista Sr. Fátima).

Manuel João Sá

46
Equipa do Grupo Desportivo do Songo-Uíge-Angola, onde joguei, nas épocas de 1969/70 e 1970/71. Estou na fila de trás, 1º a contar da direita.

Autor: 60emais

Português.

Um pensamento em “Em homenagem ao Sr. Fátima”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.