O dia em que a equipa de futebol do Vale de Santarém jogou na Costa da Caparica

1962. A equipa de futebol do Vale de Santarém foi convidada para fazer um jogo na Costa da Caparica. Nessa altura, o nosso clube chamava-se Associação de Juventude e Desporto, do Vale de Santarém. O treinador era o Senhor Policarpo, também do Vale.

O jogo foi combinado com um rapaz que era electricista e que andava a trabalhar na região do Vale, há algum tempo. Ele jogava à bola, a guarda-redes, e participava nos treinos que, nessa altura, a equipa do Vale fazia, para preparação dos seus jogos, que a nossa equipa costumava realizar principalmente no período de Verão. Nesta altura o nosso campo, no Vale, era no terreno que havia sido de hortas do Sr. João Nogueira (poeta João d’Aldeia) ou seja, ali perto do “rio da Elóia”, chegava-se lá entrando pelo acesso junto à praça-mercado diário.

O jogo foi no dia 29 de Julho de 1962, no campo dos Pescadores da Costa da Caparica, que era pelado, como praticamente todos os campos de futebol das aldeias, vilas e até cidades do País.

Do Vale, além dos jogadores e treinador, fizeram essa viagem outras pessoas, familiares e amigos dos jogadores, alguns dos quais estão numa das fotos abaixo. A viagem foi em carros particulares. Eu viajei com o meu pai e outros, no carro do Jaime “estofador”.

O almoço da maior parte dos jogadores e outros do Vale foi na conhecida mata da Costa da Caparica – o pessoal levava farnel. Depois do almoço, alguns jogadores (além de familiares) ainda foram dar uma banhoca à praia mais próxima. O treinador não gostou muito de saber que os jogadores tinham ido nadar, porque poderiam ficar com os músculos “quebrados” para o jogo. 

Dirigimo-nos depois para o campo, que tinha bons balneários. Depois da massagem, equipámo-nos e o treinador disse quem jogava e qual era a táctica. A equipa que ele indicou foi a seguinte:

João Cunha – guarda-redes
Artur Bernardes – defesa direito
Joaquim Monteiro – defesa central
Chico Abissa – defesa esquerdo
Manuel Martelo – médio direito
Foguete – médio esquerdo
Manuel João Carvalho – extremo direito
Fernando Tomé – interior direito
João Ferreira – avançado centro
Fernando Madeira – interior esquerdo
Manuel João Sá – extremo esquerdo

Na segunda parte entrou o Valente para médio e saiu o Sá (eu). Manuel Martelo passou para extremo direito e Manuel João Carvalho passou para extremo esquerdo.

Neste dia fazia muito calor. O jogo deve ter começado às 5 da tarde. O guarda-redes da outra equipa era o tal electricista.

Tivemos muitos remates, mesmo ao poste, mas foi a equipa dos Pescadores da Costa da Caparica que ganhou, por 1-0. E mereceram, porque foram melhores, no conjunto.

Terminado o jogo, houve um beberete nas instalações do campo. Depois disso regressámos ao Vale. Apesar de termos perdido, deixámos muito boa imagem. 

Nessa altura eu tinha dezasseis anos. Nas épocas de 1962/63 e 1963/64 continuei a fazer jogos pelo Vale, no Verão, mas no resto dessas épocas joguei nos júniores dos Leões de Santarém. Bons tempos.

Abaixo: a foto da equipa, feita pelo meu pai, e outra de um dos grupos que, do Vale, nos acompanharam. Esta última foto foi feita pelo João do Coito, mais conhecido pela alcunha de “Cebola”.

Manuel João Sá

CostaCaparica-5
De pé, da esquerda para a direita: João Cunha, Chico “Abiça”, Foguete, Manuel “Martelo”, Valente, Artur, Joaquim Monteiro. Em baixo, da esqda. para a direita: Manuel João Carvalho, Fernando Tomé, João Ferreira, Fernando Madeira e Manuel João Sá.
CostaCaparica-1
Da esquerda para a direita: António Verniz, Jaime Oliveira “estofador”, Manuel da Silva Sá, Manuel João Sá, Júlio Direitinho.

 

 

Autor: 60emais

Português.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.