Adeus Milita

Recebi hoje, da parte de sua irmã, a informação de que partiu, no dia 4 Março,

MARIA EMÍLIA TOMÉ ROQUE,

natural do Vale de Santarém, onde viveu, com a família, na zona da Fonte das Três Bicas, e onde frequentou a Escola Primária. Depois, na altura de frequentar o Liceu, em Santarém, para onde a família se havia transferido, passou a ser mais difícil encontrá-la, pois eu frequentava a Escola Industrial e Comercial. 

Só muitas décadas depois, através das redes sociais e, aquando dos contactos para a realização dos convívios dos antigos alunos da escola primária Aristides Graça, do Vale de Santarém, voltámos a encontrar-nos. Foi em 2012. Desde aí, em visitas que o Reinaldo Ribeiro e eu lhe fizemos, ou nos nossos convívios anuais, tivemos muitos reencontros, sempre poucos, porém, pois a sua necessidade de convívio era (foi sempre) muito grande. Nesses reencontros, as conversas, sempre muito animadas, abarcavam temas muito diversos; iam das nossas histórias pessoais de vida à família, à actualidade sociopolítica, à literatura, à arte, e acabávamos, sempre, por retomar a recordação do nosso tempo de meninice, ou seja, o tempo de quando a garridice e a vibração contagiante afloravam ao seu olhar,  e a Milita era um vulcão de alegria e gargalhada sã.  

Assim parte alguém que faz parte das mais antigas memórias da minha vida, e, certamente, das memórias de muitos dos seus amigos. Neste tempo em que falar já de passado é normal, fica-me a tristeza de terem passado tantos anos em que nada soubemos da Milita. A vida, com as suas estranhas particularidades, que se nos revela assim, crua, irremediável, na hora da partida.

O corpo está na capela mortuária das Portas do Sol-Santarém, desde as 12 H 30 de hoje, e seguirá amanhã, dia 7, para Setúbal, onde será cremado – crematório do cemitério da Estrada de Algeruz, às 15 horas.

Aos seus dois Filhos e sua Irmã, expresso o sentimento do meu mais profundo pesar.

Manuel João Sá

https://www.facebook.com/profile.php?id=100008929952894

IMG_20160324_172702
Foto de uma das visitas que eu e o Reinaldo Ribeiro fizemos à Milinha.

17022116_1602779593083169_8170440432308752906_n
Foto de uma das visitas à Milinha.

Autor: 60emais

Português.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.