NO PRIMEIRO DIA DE UMA NOVA ERA, NA AMÉRICA E NO MUNDO.

A vida vai continuando. Sempre. Para mim, para cada um de nós, até quando, não sabemos… Já assisti a situações difíceis, impensáveis. Até 25 de Abril de 1974, tinha eu 28 anos, vivi num país de medo, de repressão, de fome, de atraso, de guerra. Um país isolado, dirigido por gente desumana, contra a qual só muito tarde se levantaram acções vitoriosas. Porém, continua a haver muitos que anseiam pelo regresso de gente dessa, como se não houvesse memória do mal que nos fizeram, década atrás de década.

Mas, ainda me faltava receber a muito triste notícia do dia de hoje, de uma realidade impensável, apesar de tudo. Lá, na América, com repercussões em todo o mundo. E, assim, penso que tenho de me preparar para outras más notícias. Afinal, confiar em que haverá sempre a possibilidade de as pessoas estarem a ver as realidades (e as mentiras) pode não ser uma boa aposta, ainda por cima quando a comunicação social, por todo o lado, investe claramente em apaparicar monstros, para vender, em vez de ser séria, isenta, socialmente responsável. Ganhou Trump (até me custa dizer o nome…) o pior dos dois, que ainda por cima é demasiado mau. E ganhou por uma margem clara. Não é um equívoco. É uma realidade. As sondagens, mais uma vez, feitas em cacos.

Políticos, politólogos, sociólogos e tantos outros têm de voltar ao degrau zero, para recomeçarem a analisar e a tentar compreender o que afinal interessa às pessoas, onde quer que seja, no estado de evolução e compreensão que tenham do mundo que as rodeia, em dada altura. O que pensam e o que querem, naquele tempo e quanto ao futuro? Trump e os seus perceberam, pelos vistos. E cada um de nós ganhará em fazer perguntas e procurar as respostas.

Vai ser uma vaga, um tempo de passagem? Quem sabe?… Pode não ser. Mas há muitas nuvens negras no horizonte, que se vão alargar a todo o mundo, certamente.
Cá estou/estamos, como sempre! Porque, mesmo assim, como costumo repetir, com esperança (e como diz um grande poeta, Ramos Rosa):

“a vida é uma vitória que se constrói todos os dias”.

Manuel João Sá

Autor: 60emais

Português.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.