EDIFÍCIO DA HISTÓRICA ESCOLA PRIMÁRIA DO VALE DE SANTARÉM FOI PROPOSTO COMO IMÓVEL DE INTERESSE MUNICIPAL

A escola, fundada em 1915, foi instalada no edifício que o Sr. Manuel Graça doou, a fim de ali passar a ser uma escola para meninas. O edifício foi adaptado a escola, conforme previa a escritura e, além disso, o Sr. Graça doou ainda outros terrenos à população, nomeadamente aquele em que, ao lado da escola, foram construídos anexos e o mercado público (a praça) construído em 1929, mas que está desactivado há vários anos. Entretanto, prevista para aulas destinadas às meninas, a escola acabou também por receber os meninos.

2016-slide-publicar

Durante muitas décadas, a escola do Vale de Santarém funcionou ali, até que, por insuficiente capacidade para responder às necessidades, foi construída outra, na zona da Estrada Real, na década de 1960. Mais recentemente, a escola básica passou a funcionar em novas instalações, na nova urbanização onde está também instalada a Junta de Freguesia, em concreto, com o Largo Prof. Fernando Costa na sua frente.

Durante anos, para além de algumas utilizações temporárias, o antigo edifício da escola não foi utilizado de forma continuada. Com o tempo, e sem manutenção regular por parte da Câmara, a quem pertence, o edifício foi-se degradando, sobretudo ao nível do 1º andar e na escada exterior. Houve intervenções pontuais, que não esconderam o óbvio: o edifício precisa mesmo de recuperação. 

Entretanto, desde 2011, um grupo de antigos alunos da Escola Aristides Graça, regressando às suas memórias de criança, puseram de pé um encontro anual de convívio, congregando centenas de pessoas que nasceram ou vivem no Vale de Santarém. Em visitas às antigas instalações e nos próprios almoços de convívio, foi crescendo o sentimento entre todos de que o edifício deveria ser preservado e se deveria actuar no sentido de que ele passasse a propriedade da nossa terra.  

Para já é de saudar que, na sessão de 23 de Setembro de 2016, da Assembleia de Freguesia do Vale de Santarém, foi aprovada por unanimidade, e com a concordância da Junta de Freguesia, uma proposta, no âmbito da Revisão do PDM de Santarém, para a classificação, como DE INTERESSE MUNICIPAL, do imóvel da velha escola primária.

Um passo significativo este, da Assembleia de Freguesia, a necessitar agora da decisão favorável que se espera, naturalmente, a qual virá ao encontro do que os Antigos Alunos têm defendido, como por exemplo se lê no Programa do Convívio de 2015:

“Ao manifestarmos agradecimento eterno para com aquele que nos legou tão precioso bem, hoje, em nome das gerações de valesantarenos que andaram na nossa escola, fazemo-lo também com a afirmação de que assumimos a defesa da preservação e manutenção do edifício e espaços anexos legados. Sendo um património de inestimável valor histórico da nossa vila, ali se poderão instalar valências de natureza cultural e outras, relacionadas  com o Vale de Santarém, a sua história e a vida das suas gentes, que contribuam para guardar e dar a conhecer aspectos relevantes do nosso rico passado, mas também sejam sementes de futuro, para a terra e para quem estiver interessado.”

Aguardamos, com muito interesse, que a decisão seja favorável. Estamos em crer que será uma ajuda para que ao velho edifício seja proporcionada a recuperação e preservação de que carece. Para bem do Vale de Santarém.

Manuel João Sá

Autor: 60emais

Português.

Um pensamento em “EDIFÍCIO DA HISTÓRICA ESCOLA PRIMÁRIA DO VALE DE SANTARÉM FOI PROPOSTO COMO IMÓVEL DE INTERESSE MUNICIPAL”

  1. Ser classificado, como DE INTERESSE MUNICIPAL o imóvel da velha escola primária dá a qualquer aluno dessa velha escola uma alegria imensa, pois muitas gerações se orgulham de ali terem aprendido a dar os primeiros passos de uma vida adulta. O meu reconhecimento a todos os que se mobilizaram e esforçaram para que tal acontecesse.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.