UM DIA CHEIO DE EMOÇÕES NA COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DA ESCOLA ARISTIDES GRAÇA, DO VALE DE SANTARÉM

Mais de 170 participantes nas comemorações do centenário da Escola Aristides Graça-Vale de Santarém

Cumprindo o programa anunciado, com alguns atrasos devido à chuva, realizou-se no passado sábado, 10 de Outubro, o encontro anual de antigos alunos e familiares da Escola Primária Municipal Aristides Graça, do Vale de Santarém, coincidindo desta vez com a comemoração do centenário da fundação da escola, que foi em 1915. Além de muitos antigos alunos e familiares, estiveram presentes, logo no início, a vereadora Inês Barroso, em representação do presidente da Câmara Municipal de Santarém, assim como o nosso conterrâneo Manuel João Custódio, presidente da Junta de Freguesia, que acompanharam, do ponto de vista institucional, todos os actos previstos no programa, neles usando da palavra. Participou também a professora Aida Faria, nova coordenadora da Escola Básica do Vale de Santarém, em representação da Direcção Escolar do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano.

Já perto das 10 horas cumpriu-se o 1º acto do programa, com o descerramento da placa que assinala o centenário, a qual ficou colocada na parede da frente das antigas instalações. Sob uma salva de palmas, o descerramento esteve a cargo da vereadora e do presidente da Junta e de dois membros da Comissão de Organização do Centenário.

IMG_20151007_171933
Placa comemorativa do Centenário da fundação da Escola Aristides Graça, colocada na parede exterior e descerrada em 10 Out. 2015, perante antigos alunos e familiares.

Seguidamente, os presentes encaminharam-se para o acesso à sala do rés-do-chão, onde funcionava a escola dos rapazes. Foi então a altura de inaugurar a exposição ali montada pela Comissão, seguindo-se as intervenções institucionais. Joaquim Pintassilgo, professor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, fez depois a conferência sobre o tema “A Escola na Primeira República”, período durante o qual nasceu a nossa escola.

12088107_1137519526276964_6139499756417347237_n
Abertura da sessão na sala do rés-do-chão da antiga escola. Da esquerda para a direita: Joaquim Pintassilgo, professor do Instituto de Educação-Universidade de Lisboa; Manuel João Custódio, presidente Junta Freg. Vale de Santarém; Inês Barroso, vereadora, em representação do presidente da Câmara Municipal de Santarém; Manuel João Sá, da Comissão do Centenário; Aida Faria, professora, coordenadora da Escola Básica do Vale de Santarém, em representação do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano; Manuela Martins, membro da Comissão do Centenário.
048
Joaquim Pintassilgo, professor do Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, na Conferência sobre “A ESCOLA NA PRIMEIRA REPÚBLICA”.

Terminada a conferência, que decorreu com a sala cheia e muito interesse dos presentes, seguiu-se a inauguração da placa com o nome do professor Fernando Costa, na praceta que passa a ter o seu nome – a Praceta Fernando Costa-Professor Primário, frente às instalações da actual Escola Básica do Vale de Santarém, perto da Junta de Freguesia. Aqui, após as intervenções de Manuel João Sá (pela Comissão) sobre a figura de professor de grande qualidade e de homem exemplar do homenageado, a que se seguiram as palavras de Manuel João Custódio (pela Junta de Freguesia) e da vereadora Inês Barroso (pela Câmara Municipal) as dezenas de presentes escutaram Joaquim Correia Bernardo, coronel de cavalaria, genro do professor Fernando Costa que, numa mensagem sentida, agradeceu a homenagem e falou da vida do homem e do professor, da sua grande dedicação ao Vale de Santarém, aos seus alunos e à população, que marcaram a sua vida de modo muito particular. Foi neste ambiente de muita emoção que se fez a inauguração da placa toponímica com o nome de Fernando Costa, nosso professor e amigo, na presença de sua filha, Maria Felisbela Costa e marido, e de outros familiares.

12096106_1687589444793582_8149875362308706768_n
Praceta Fernando Costa (de seu nome completo Fernando Jaime Soares Costa) professor primário que, durante 22 anos, deu aluas na Escola Primária Municipal Aristides Graça, no Vale de Santarém. A praceta foi inaugurada em 10 Out. 2015, no centenário da fundação da escola.

Foi já com algum atraso e sob a chuva intensa que caía que se realizou a romagem ao cemitério, seguindo-se a missa em memória dos alunos e professores falecidos, na igreja do Vale.

O almoço, no restaurante Varanda do Parque – CNEMA – iniciou-se por volta das 13 H 30, em ambiente de muita alegria e são convívio, e assim foi durante toda a tarde. Em conversas ou a dançar, os mais de 160 participantes no almoço continuaram a festa, em confraternização e alegria, até cerca das 19 horas, desejando que chegue outro encontro para, como agora aconteceu com alguns, voltem a ver quem já não viam há… décadas. E esse reencontro já aí vem. Será em 2016. E as meninas e meninos daquele tempo da Escola Primária Aristides Graça, da professora Leopoldina Augusta de Carvalho e Conde, da professora Tomásia Rdrigues, do professor Aurélio Faria, do professor Fernando Costa e de outros, cujos nomes a memória não consegue trazer, hão-de querer estar lá. Assim seja!

P1000062
Aspecto do almoço dos antigos alunos e familiares da Escola Aristides Graça, do Vale de Santarém, em 10 de Out. 2015, no restaurante Varanda do Parque-CNEMA, Santarém- no âmbito do centenário da fundação da escola.
P1000069
Aspecto do almoço dos antigos alunos e familiares da Escola Aristides Graça, do Vale de Santarém, em 10 de Out. 2015, no restaurante Varanda do Parque-CNEMA, Santarém- no âmbito do centenário da fundação da escola.

Manuel João Sá

Membro da Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário da Escola Primária Municipal Aristides Graça, do Vale de Santarém, que conta ainda com os seguintes elementos

Francisco Nascimento Ferreira – José Rosa Marques – Manuel Júlio Azenha – Manuela Grazina – Margarida Carvalho Silva – Maria Adelaide Cunha – Maria Manuela Martins – Virgílio Paulino Pereira – Vitorina Rosa

Autor: 60emais

Português.

2 opiniões sobre “UM DIA CHEIO DE EMOÇÕES NA COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DA ESCOLA ARISTIDES GRAÇA, DO VALE DE SANTARÉM”

  1. Mais uma vez… muitos, muitos parabéns pelo excelente programa…
    BEM HAJAM

    E os meus desejos sinceros é que no próximo ano todos vós ainda organizem e muito bem mais um grande CONVÍVIO…

    Um grande abraço a todos os alunos da escola ARISTIDES GRAÇA…

    Aida Faria

  2. Esperando estar presente domingo 18 para visitar a exposition et uma vez mais bravo a todos (as) que se investiram nesse festa que fez renascer as grandes personalidades que nos ajudaram a meter as primeiras pedras na nossa obra para o depart da nossa vida !!Obrigado !!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.