VALE DE SANTARÉM – EVOCAÇÃO E HOMENAGEM AO PROFESSOR FERNANDO COSTA

FERNANDO JAIME SOARES COSTA – EVOCAÇÃO DO CIDADÃO, DO PROFESSOR DE GRANDE MÉRITO, DO AMIGO

Como tinha sido divulgado, incluímos no programa do convívio deste ano uma evocação/homenagem ao Professor Fernando Costa, contando com a presença de familiares, que conseguimos contactar pela primeira vez. Assim, pelas 10 horas, no cemitério de Vila Chã de Ourique, perante D. Gabriela Costa, filha do professor, e seu marido, Sr. João Lourenço, em representação da Família, e com a presença de alguns antigos alunos e amigos, decorreu este acto de grande significado, tendo sido lido pela organização do convívio o seguinte:

Exma. Senhora D. Gabriela Costa, filha do professor Fernando Jaime Soares Costa e Exmo. Senhor João Lourenço, marido de D. Gabriela Costa, em representação da Família do professor Fernando Costa,

Antigos Alunos da Escola Primária Aristides Graça, do Vale de Santarém,

Amigas, Amigos,

Estamos aqui reunidos, com a presença de familiares do nosso professor Fernando Costa, numa simples mas profunda cerimónia de evocação, que é também de homenagem, ao cidadão, ao professor, ao pedagogo e símbolo de enorme qualidade, como ser humano, como profissional, que durante vinte e dois anos serviu a causa da educação, do ensino e da valorização pessoal orientada para o futuro, das crianças em idade escolar no Vale de Santarém. Professor Fernando Costa que, noutras terras onde desempenhou a sua função, deixou igualmente a mais positiva imagem.

Desde o início da sua presença entre nós, ainda muito jovem, o professor Fernando Costa ganhou a aceitação e a admiração da população do Vale de Santarém, mostrando desde logo que a sua chegada constituía uma mudança saudável no panorama que se vivia então.

Ao longo dos anos, e apesar de ter sido retirado do Vale de Santarém mais do que uma vez, para mais tarde regressar, o professor Fernando Costa foi reforçando a sua acção no desenvolvimento de processos e meios para aumentar e diversificar os instrumentos de aprendizagem por parte dos alunos. Para além das aulas que lhe competia, para rapazes, alargou a sua acção às raparigas, promovendo, para os dois sexos, períodos de ginástica, de jogos em grupo, de educação cívica e de teatro. Nessas aulas havia ensaios de peças e récitas para crianças, com representação, declamação de versos e cantigas, que foram um êxito, muito acarinhadas e vividas pelas crianças, pelos seus pais e pela população, de tal modo que ainda hoje são recordadas com carinho.

Aproximando-se à população e valorizando a história do Vale de Santarém, o professor Costa soube incentivar para a participação nesta mudança algumas figuras da cultura da terra, como o poeta João d’Aldeia, o Sr. Benjamim Sérgio e outros. Infelizmente, o seu investimento nestas áreas acabou por ser abandonado de cada vez que foi transferido para outras escolas.

Na verdade, o professor Costa foi um grande profissional no seu universo de trabalho. Um professor de uma grande entrega, que sabia o que fazia e que, na exigência que em tudo colocava, esperava que os seus alunos correspondessem, com aplicação, com evolução, com disciplina, mas também com alegria. Foi mais que um professor. Foi um pedagogo, um conselheiro, como um pai que dava a ver os melhores caminhos a seguir e que aguardava que os seus alunos os escolhessem.

O professor Fernando Costa tinha muito orgulho no que conseguia com o seu trabalho. Via-se isso quando os alunos ultrapassavam fases de aprendizagem e nos exames, sobretudo no exame final, da quarta-classe. Muitos se lembrarão de que, cumprido esse ponto final da nossa presença na escola primária, o professor Costa fazia questão de se despedir de todos, falando do passado, do que conseguíramos e, principalmente do que tínhamos pela frente – outras exigências, outras aprendizagens, outros caminhos na vida, que se abria para novos horizontes. Exortava-nos então a continuar a ler, continuar a escrever, continuar a estudar. Que devíamos ser aplicados, trabalhadores, cumpridores no nosso futuro. Chamava-nos então “Os homens de amanhã”.

É uma honra para nós, professor Fernando Costa, nosso Mestre, nosso Amigo, dizer que fomos seus alunos. Não o esquecemos, é com orgulho que o afirmamos. A natureza, com a sua lei infalível, vai-nos levando daqui, sabemos isso. Mas enquanto vida houver, continuaremos a lembrar a sua figura de homem de grande valor. Professor. Amigo. Um exemplo.

Obrigado, professor Fernando Costa. Até sempre.

Antigos Alunos da Escola Primária Aristides Graça – Vale de Santarém.

Em 11 de Outubro de 2014, no âmbito do Encontro de Convívio Anual, realizado nesta data.

 A Equipa de Organização

Eduardo Cordeiro de Almeida – Francisco Nascimento Ferreira – José Vieira Marques – Manuel João Sá – Manuel Júlio Azenha – Margarida Carvalho Silva – Maria Adelaide Cunha –  Maria Manuela Martins – Maria Manuela Grazina – Virgílio Manuel Paulino Pereira – Vitorina Rosa Gaspar.

FOTOS DA CERIMÓNIA DE EVOCAÇÃO/HOMENAGEM AO PROF. FERNANDO COSTA

IMG_3289
Durante a Evocação/Homenagem ao Professor Fernando Jaime Soares Costa, pelos Antigos Alunos da Escola Primária Aristides Graça, do Vale de Santarém. Em 11 Out 2014-Cemitério de Vila Chã de Ourique, com a presença de D. Gabriela Costa, filha do professor Costa e seu marido, Sr. João Lourenço.
IMG_3287
Durante a Evocação/Homenagem ao Professor Fernando Jaime Soares Costa, pelos Antigos Alunos da Escola Primária Aristides Graça, do Vale de Santarém. Em 11 Out 2014-Cemitério de Vila Chã de Ourique, com a presença de D. Gabriela Costa, filha do professor Costa e seu marido, Sr. João Lourenço.
IMG_3276
Carlos Marques, Artur Lopes, Francisco Nascimento e Vitorina Rosa, na cerimónia de evocação/homenagem ao Professor Costa, pelos antigos alunos da escola primária Aristides Graça, do Vale de Santarém, no cemitério de Vila Chã de Ourique, em 11 Out. 2014.
IMG_3277
Sr. João Lourenço, sua esposa D. Gabriela Lourenço (filha do Professor Costa) com Carlos Marques, na cerimónia de evocação/homenagem ao Professor Costa, pelos antigos alunos da escola primária Aristides Graça, do Vale de Santarém, no cemitério de Vila Chã de Ourique, em 11 Out. 2014.
IMG_3278
D. Adelaide Almeida e Elisa dos Reis e marido José Vieira, em 1º plano, na cerimónia de evocação/homenagem ao Professor Costa, pelos antigos alunos da escola primária Aristides Graça, do Vale de Santarém, no cemitério de Vila Chã de Ourique, em 11 Out. 2014.
IMG_3281
Em 1º plano, Artur Lopes, Vitorina Rosa e José Bueri Antero, entre outros membros dos antigos alunos da escola primária Aristides Graça, do Vale de Santarém, na cerimónia de evocação/homenagem ao Professor Costa, no cemitério de Vila Chã de Ourique, em 11 Out. 2014.
IMG_3283
Sr. João Lourenço, marido de D. Gabriela Costa (filha do professor Fernando Costa) com José Bueri Antero, na cerimónia de evocação/homenagem ao Professor Costa, no cemitério de Vila Chã de Ourique, em 11 Out. 2014.
IMG_3284
Em 1º plano, os irmãos Isaac Lopes e Eurico Lopes, antigos alunos da escola primária Aristides Graça, do Vale de Santarém, na cerimónia de evocação/homenagem ao Professor Costa, no cemitério de Vila Chã de Ourique, em 11 Out. 2014.
IMG_3285
A Esposa de José Bueri Antero, com Francisco Nascimento e Artur Lopes, ambos antigos alunos da escola primária Aristides Graça, do Vale de Santarém, na cerimónia de evocação/homenagem ao Professor Costa, no cemitério de Vila Chã de Ourique, em 11 Out. 2014.

Autor: 60emais

Português.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.