VALE DE SANTARÉM – EMOÇÃO E FESTA NO CONVÍVIO QUE JUNTOU 175

É ainda sob o efeito da emoção e do clima de festa, vivido ontem por 175 participantes, que inicio esta crónica sobre o convívio de antigos alunos da Escola Aristides Graça, do Vale de Santarém.  Cumprindo o programa anunciado, a concentração foi junto ao velho edifício que, em 1915, passou a Escola Municipal Aristides Graça, como se lê na placa colocada na frontaria. Depois foi a entrada nas salas, uma no rés-do-chão (para os rapazes) e outra no 1º andar (para as raparigas) onde se ouvia: aqui ficava a secretária da Dona Natalina, mãe da Dona Tomásia, aqui o mapa de Portugal, aqui era o quadro, aqui a secretária da Dona Tomásia… e aqui projectava ela o filme “corre corre cabacinha, corre corre cabação…”. Na sala dos rapazes dizia-se: “o professor Costa ficava furioso quando não respondíamos certo, quando dávamos erros, quando, quando… era um problema!… o Manel  Narciso trepava pela coluna do meio da sala e chegava até ao tecto e… o professor Faria também era muito exigente, mas era melhor ser assim… ele até gostava de um copito, ia ali ao Tomé matar o bicho, todas as manhãs…”. Foi um desfilar de recordações, quer nas salas da velha escola quer na área do que foi jardim, bonito e sempre bem arranjado, com o ribeiro pelo meio, e a álea de palmeiras em frente. Agora, quase nada resta: o rio está encanado, o jardim desapareceu, as instalações estão velhas, talvez em recuperação, segundo se depreendeu. Só as palmeiras permanecem.

O grupo foi engrossando e já perto das onze e meia os participantes seguiram para o segundo momento do programa: a homenagem aos antigos alunos e professores falecidos, no cemitério, com um minuto de silêncio e a colocação de uma coroa de flores. Após a missa, celebrada pelo padre Branco, chegou a hora do almoço, que decorreu no CAR-Fonte Boa, cujo serviço foi apreciado muito positivamente pela generalidade dos participantes.

Ao longo da tarde sucederam-se diversos momentos, vividos com muita entrega e satisfação.

  • Um painel mostrava fotos antigas e diversos brinquedos dos tempos de criança e também se viam livros, provas escritas, cadernos, lápis e outros utensílios usados na escola antiga.
  • Terminado o almoço, actuou um naipe de conhecidos e apreciados fadistas (Fernando Pelarigo, Manuel José Duarte e Manuel Carriço) com ligações familiares ao Vale de Santarém, que receberam o aplauso entusiástico dos presentes, assim como Paulo Leitão (guitarra portuguesa) e João Filipe (viola). O fado teve ainda outros intérpretes, cuja prestação foi igualmente saudada com muitos aplausos: Florbela (também ela ligada à terra) Fátima Regateiro e ainda os vale-santarenos Adelaide da Felicidade, Maria Fragoso, Maria Odete Bruno e Miguel Centeno.
  • A chamada ao palco dos vale-santarenos de mais de oitenta, que juntou bem conhecidas figuras – Adelaide Monteiro, Maria Elvira, Zé da Cruz e mulher, Lurdes Pereira, Adónis, Manuel Pereira, Maria Fragoso e Germilde – foi também um momento de muita alegria, durante o qual a sempre bem-disposta e irreverente Maria Elvira mostrou a sua graça e os conhecidos dotes de cantadeira de “coisas” antigas dedicadas ao Vale de Santarém.
  • Os “parabéns a você” a Maria José Martins, que faz anos no próprio dia e recebeu o carinho de todos e um ramo de flores.
  • O bolo de aniversário da Escola Aristides Graça, que foi fundada há 98 anos.

Foi chegando o anoitecer, porém os antigos alunos e familiares continuavam as suas conversas, num convívio que parecia quererem prolongar noite dentro. O Américo Marques, vindo de propósito de França, estava num misto de satisfação pelos momentos vividos e por ter reencontrado tantos amigos, dezenas de anos depois, desejando que o próximo encontro, daqui a um ano, chegue mais depressa. Foi com este sentimento, que se ouvia da boca de muitos, que se foram fazendo as despedidas: até amanhã, até para a semana, até daqui por um ano. Pois. Daqui a um ano há mais. Sem dúvida.

Seguem-se algumas fotos, sendo publicadas outras em breve.

IMG_0428
Convívio de antigos alunos da Escola Aristides Graça – 19 Out 2013 – Vale de Santarém – Na 1ª fase da concentração junto à escola.
IMG_0429
Convívio de antigos alunos da Escola Aristides Graça – 19 Out 2013 – em 1º plano, Maria Elvira e o casal Simão e Martins.
IMG_0430
Convívio de antigos alunos da Escola Aristides Graça – Vale de Santarém – 19 Out 2013 – Em 1º plano, Francisco Nascimento, da equipa de organização, à conversa com Lurdes Pereira e Adelaide Monteiro, duas das mais antigas alunas.
IMG_0434
Convívio de antigos alunos da Escola Aristides Graça – Vale de Santarém – 19 Out 2013. Reencontro de Maria Elvira e Mariana Sá, num momento de contagiante alegria mútua.

Autor: 60emais

Português.

Um pensamento em “VALE DE SANTARÉM – EMOÇÃO E FESTA NO CONVÍVIO QUE JUNTOU 175”

  1. Que feliz iniciativa!
    Parabéns a todos, organizadores e intervenientes, pela dinamização de encontros que prezam o convívio e a boa disposição.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.