MAIS DE 150 REGRESSAM À ESCOLA PRIMÁRIA, NO VALE DE SANTARÉM

As inscrições para o convívio que se vai realizar no Vale de Santarém já ultrapassaram as 150 e, assim, tudo indica que o número de participantes vai ser mais do dobro do que se verificou no ano passado. É novamente grande a espectativa em relação à presença de antigos alunos que já não se vêem há bem mais de cinquenta anos. Se no convívio anterior isso foi muito sentido, agora é ainda maior o desejo do reencontro, o que é muito reconfortante para os organizadores. Naturalmente que, agora, tantos anos decorridos, alguns não irão reconhecer-se facilmente, mas o dia vai proporcionar os contactos suficientes e, ao longo do programa, certamente virão à conversa as histórias, as brincadeiras, as recordações que hão-de encher de prazer quem as viveu, e foram tantos.

Vai ser um grande dia de confraternização no Vale de Santarém, com gente de várias idades, desde os que ainda andam nos cinquenta aos que já ultrapassaram os oitenta anos, mulheres e homens que fizeram na terra ou arredores a sua vida, enquanto outros procuraram noutros lugares, no país ou no estrangeiro, o seu futuro.

Está marcado para 19 de Outubro o regresso por um dia às velhas instalações da Escola Primária Aristides Graça, por onde passaram muitas gerações de Vale-Santarenos, desde a sua inauguração em 1915.

O programa está divulgado:

  • 10H00 – concentração na escola, para uma visita e as fotos do costume
  • 11H30 – romagem ao cemitério, para homenagem aos alunos e professores falecidos
  • 12H00 – missa, por intenção dos alunos e professores falecidos
  • 13H00 – concentração para almoço na Fonte Boa – CAR
  • 13H30 – início do almoço
  • Após almoço, actuação de fadistas do Vale de Santarém e arredores
  • Também no local do almoço, há uma exposição de memórias dos tempos de criança dos antigos alunos.

As inscrições continuam abertas. Pede-se que sejam realizadas até ao dia 16, para permitir ao restaurante organizar melhor o seu serviço. No entanto, quem aparecer no próprio dia sem que se tenha inscrito, será naturalmente bem recebido. Só se pede que não haja muitos a fazê-lo, por razões óbvias.

Dia 19 vai ser de festa, no vale de Santarém!

(Nota: as imagens seguintes foram retiradas das Provas Escritas de Ângelo Manuel da Cruz Martins de Carvalho, que foi aluno da Escola Primária Aristides Graça, entre 1953 e 1957, e foram-me cedidas pela viúva, Vitorina Rosa, também ela aluna da nossa escola no mesmo período. O Ângelo foi meu amigo pessoal. Já não pode estar fisicamente connosco, como muitas/muitos colegas. Aqui fica a minha homenagem. Ao Ângelo, ao Joaquim Rafael falecido mais recentemente, e a todos os que já partiram).

1

2

3

4

5

Anolectivo1955-56-2ª e 3ª classes
1 – Ângelo; 2 – Joaquim Rafael; 3 – Manuel João Sá

Autor: 60emais

Português.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.