O RIO MAIOR NÃO TEM SÓ ÁGUAS POLUÍDAS

Como aqui anunciado, foi no passado domingo, dia 21 de Julho, a caminhada organizada pelo Movimento Cívico Ar Puro, uma feliz iniciativa que contou com uma vintena de participantes, que percorreram as margens do rio Maior, afluente do Tejo, entre a cidade e a zona da nascente.

O início da caminhada foi perto da Fábrica Nobre, mais concretamente junto ao velho edifício do que foi a central hidroelétrica, já desactivada e, logo ali, foi possível os participantes observarem, com agrado, a transparência das águas do rio, muito contrastante com o que acontece mais a jusante, por efeito não só das actividades agrícolas mas, sobretudo, pela acção poluidora de indústrias e suinicultoras que existem ao longo do rio. Aliás, dando-se conta da transparência das águas logo junto à Fábrica Nobre, os participantes, pelos que lhes pareceu, admitiram que aquela organização industrial estará a cumprir as regras que são aplicáveis à sua actividade, no que respeita à salvaguarda da qualidade das águas, pelo que, se tal se estiver a verificar, muito se deseja que se mantenha e que essa prática continue.

210720133125
Águas límpidas do Rio Maior, junto à Fábrica Nobre

Depois… depois, ao longo do rio, até à nascente, os caminheiros tiveram oportunidade de ver, com agrado, as curvas e contracurvas do rio Maior, deparando-se aqui e ali com algumas edificações, praticamente todas abandonadas, de antigas moagens e outras actividades, além de pontos do leito com açudes e escadinhas, a merecerem explicação adequada, no tempo, sobre a sua função. E, ao longo da caminhada, a presença de muita e fresca verdura, das hortas e do arvoredo circundante, enquanto os pássaros tentavam fazer subir os seus cantares acima do ruído das águas límpidas que escorriam nos açudes.

210720133133
Instalações de uma moagem abandonada na margem do rio Maior.
210720133144
Parte do grupo de participantes na zona do açude das escadinhas.
210720133172
A evidente limpidez das águas do rio Maior, nesta parte do seu percurso, a montante da cidade de Rio Maior.

Até ao local do almoço (no qual não pude participar, pois outro compromisso pessoal me levou a desejar boa continuação de caminhada aos companheiros) foi com muito gosto que tivemos a oportunidade de constatar a transparência das águas do rio Maior, nesta parte do seu curso a montante da cidade, transparência que ia crescendo nitidamente à medida que nos encaminhávamos para a nascente. Isso mesmo fez exclamar: como seria bom que, da cidade Rio Maior para baixo, até à sua foz no Tejo, próximo de Azambuja, o rio mantivesse esta limpidez, pois a vida sã aconteceria de modo permanente nas suas águas e nas suas margens. Infelizmente, é o contrário que acontece. É por isso que o Movimento Cívico Ar Puro, que tão justamente tem vindo a lutar pela despoluição provocada pelas suinicultoras e fábricas ao longo do rio Maior na zona de Póvoas, São João da Ribeira e outras localidades próximas, se sente no direito e dever de manter essa luta, assim como a Ecocartaxo e outras organizações em formação, envolvendo as populações ao longo do curso do rio Maior.

Passeio Rio Maior Ar Puro 2013 (15)[1]
Grupo de participantes na caminhada, prometendo continuar a conhecer o rio Maior e defender a sua despoluição, procurando que as águas transparentes que neste percurso encontraram passem a ser uma realidade ao longo de todo o rio.
Estão previstas, para já, outras caminhadas, abrangendo percursos entre a cidade de Rio Maior e a ponte de Santana-Cartaxo, as quais serão divulgadas em data oportuna. O seu objectivo é proporcionar o conhecimento do rio às populações das localidades que ele serve, assim como a outros interessados, e também identificar as entradas poluidoras, que são imensas e de consequências bem nefastas para a qualidade das águas.

Autor: 60emais

Português.

Um pensamento em “O RIO MAIOR NÃO TEM SÓ ÁGUAS POLUÍDAS”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.