TERTÚLIA DE POESIA NO VALE DE SANTARÉM

É a segunda tertúlia de poesia na minha terra, de que tenho conhecimento. Na primeira pude estar presente, com muito agrado: pela organização, pela poesia que foi lida, tanto por autores como por outros amantes do género e,  apresso-me a dizer, amantes da cultura, da escrita, do sentir, do pensar, do partilhar e, assim, conviver. É sinal de vida o que vejo estar a acontecer, também por esta via, no meu Vale de Santarém, terra que tanto impressionou Almeida Garrett pela beleza da sua inimitável natureza (naqueles tempos) mas que, no entanto, no meu entender, ainda não conseguiu “retribuir”, ao menos em ligeira medida, o que o grande escritor deixou dito sobre o Vale, para sempre.

Rebelo da Silva, também notável autor da mesma época de Garrett e seu amigo, está igualmente ligado à história do Vale de Santarém, desde esse tempo do período do romantismo. Ali viveu e ali recebeu, em tertúlia e amizade, alguns dos grandes escritores do seu tempo, como Garrett, Herculano e Bulhão Pato. Mais tarde, um outro poeta – João d’Aldeia – também do Vale de Santarém, teve na verdejante e plácida aldeia o ambiente para a sua poesia de cariz popular, essencialmente relacionada com as pequenas coisas da vida das pessoas simples da terra.

Por isso eu digo, com o meu contentamento por mais esta tertúlia de poesia no Vale de Santarém, parabéns aos organizadores e aos poetas cuja presença já está confirmada, aos quais certamente outros mais se juntarão, ou como autores, ou como leitores, ou como assistentes, decerto todos como participantes interessados.

A moderação estará a cargo do professor Pinto da Rocha e tem confirmada a presença de 3 autores: Samuel Pimenta (vencedor do prémio Jovem Talento 2012 em literatura); António Sá e Fátima d’Oliveira, estes dois do Vale de Santarém.

A tertúlia será no dia 19 de Janeiro às 15h30 na ARPIVALE.

Foi o Arménio Francisca Gomes que me enviou a informação, o que aqui agradeço e, assim, divulgo, até onde o meu blog puder chegar, para suscitar o interesse dos meus visitantes, possam eles estar presentes ou não.

Manuel João Sá

Cartaz tertulia II
Cartaz da II Tertúlia de Poesia no Vale de Santarém – 19 Janeiro 2013 – ARPIVALE

Autor: 60emais

Português.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.