HOMENAGEM AO PROF. FERNANDO COSTA, PELOS ANTIGOS ALUNOS DA ESCOLA PRIMÁRIA ARISTIDES GRAÇA – VALE DE SANTARÉM – PALAVRAS DE MAUEL AZENHA

Coube ao antigo aluno Manuel Azenha, membro da comissão organizadora, o elogio de homenagem ao saudoso Prof. Fernando Costa. Foi com palavras de muita emoção que, de improviso, falou aos participantes no encontro-convívio sobre a figura do mestre e do homem que ficou ligado para sempre a centenas de antigos alunos, suas famílias, ao Vale de Santarém. Disse o Manuel Azenha:

Permitam-me que saúde todos os participantes neste almoço-convívio, encontro de recordações já distantes e simultaneamente momento de muitas emoções. Falar do Professor Fernando Jaime Soares Costa é recordar o Pedagogo, o Mestre e o Homem, vertentes que, no seu todo, definem o cidadão. Foi para mim, e para quem com ele partilhou os bons tempos de escola, momento marcante no despertar para a vida no nosso tempo de crianças. Era uma pessoa simpática, afável mesmo, mas se alguns eram indisciplinados entrava em serviço a menina dos cinco olhos, porém passado esse momento parecia que nada tinha acontecido.

Fascinante era a forma como motivava os alunos para a matéria que estava a ser dada, até os mais baldas seguiam com atenção tudo o que o professor dizia. Nos intervalos, passados na estrada em frente da escola, muitas vezes aparecia para entrar na brincadeira, sempre com a intenção de nos transmitir algo. Recordo certa vez em que nos pôs a jogar ao lenço. Findo o jogo começou a discussão entre os vencedores e vencidos e logo o Mestre nos chamou para a sua frente, pediu silêncio, e nos disse: meninos, ganhar qualquer um sabe, mas perder só os verdadeiros homens o sabem fazer.

Chegado o dia do exame da 4ª classe, acompanhados pelas nossas mães, lá fomos para Santarém onde, na paragem do autocarro, estava o Senhor Professor à nossa espera para nos acompanhar até á Escola de S. Bento, onde os exames eram realizados. No final, como sempre, os alunos de Fernando Costa ficaram aprovados, tendo mesmo mais de 50% dispensado a oral.

No regresso da escola de S. Bento o nosso professor fez questão de nos receber em sua casa. Seguidamente acompanhou-nos até ao Vale onde, na sala de aulas, em cerimónia aberta, se despediu de nós, desejando-nos a maior sorte para o nosso futuro. Grande parte de nós não conseguiu conter as lágrimas, era a outra face da moeda, naqueles tempos difíceis só continuava a estudar quem tivesse meios para isso, quem não tivesse era o caminho do trabalho.

Estive alguns anos sem ver o professor, porque saiu do Vale, entretanto fui para África, o maior pesadelo da minha geração. Quando regressei em 1970 cruzei-me com ele, ia no seu carro na direcção de Santarém, mas foi em 1975, no tempo das vindimas, que estive com ele na sua adega em Vila Chã de Ourique, onde estivemos à conversa sobre os novos tempos surgidos depois de Abril. Foi a última vez que o vi em vida, mais um longo tempo se entrepôs, desta vez definitivamente.

Alguns anos depois, não sei quantos, entrei no café da Dona Carmita para tomar café, quando um amigo doutra geração estava de saída e me disse que estava atrasado, pois ia para Vila Chã para o funeral do professor Costa. Tomei o café em silêncio, peguei no carro e dirigi-me ao cemitério local. Quando cheguei estavam a decorrer as cerimónias fúnebres. Do portão do cemitério vi aolonge, no canto direito, a urna a entrar no jazigo, não sei o que senti naquele momento, mas no fundo sabia que ali ficaria para sempre o Mestre Fernando Costa, uma figura marcante na minha vida.

Terminado o elogio, os participantes, muitos deles antigos alunos do inesquecível Prof. Fernando Costa, saudaram as palavras do Manuel Azenha com uma sentida salva de palmas.

Manuel João Sá, membro da Comissão de Organização do Convívio Anual.

Prof. Fernando Costa, com alunos da 2ª e 4ª Classes – Ano lectivo 1956/57 – Manuel Azenha é o 1ª à esquerda, com lencinho no bolso.

Autor: 60emais

Português.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.