ANTIGA ESCOLA INDUSTRIAL E COMERCIAL DE SANTARÉM EM FESTA, NO SEU ENCONTRO ANUAL DE 27 FEV 2010! 212 PARTICIPANTES!

Foi no passado dia 27 de Fevereiro. Um dia para recordar. Pela homenagem aos que já partiram. O Zé Cardoso, que fazia parte da equipa que organizou o Encontro, e que de forma tão entusiasmada deitou mãos à missão, deixou-nos. Repentinamente. Com  o Encontro à vista. O Zé Cardoso não podia imaginar. Nem nenhum de nós. Mas foi assim, e todos sofremos com isso. O Encontro foi também uma merecida homenagem ao Zé Cardoso, ele que tanto vibrava com o nosso reencontro anual…

Um dia para recordar, porque, como já nos disseram por e-mail, por sms ou de viva voz… “Hoje a nossa memória também foi varrida por ventanias de adolescência! Foi um bom ambiente, onde foram repostas muito antigas amizades…” E mais: “O almoço é o que menos importa, no meio dos abraços e das notícias de quem deixamos de ver”… “refazem-se laços, porque nos sentamos à mesma mesa… porque nos fotografam juntos, ou porque dançamos a mesma música!” E também: “Queira a Vida que sempre boas vontades propiciem estes encontros. Faz-nos bem a ALEGRIA ! Faz-nos bem o BEM-QUERER ! A minha gratidão a todos os esforços para que tudo continue acontecendo!”. E ainda: “Parabéns pela organização”, ou “Ambiente de sã camaradagem”, ou “Nunca nos juntámos tantos”, ou “A coisa correu bem, pá!… “…

O que aconteceu no dia 27 do mês passado não caberá, porém, aqui. Foi muita coisa, em tão pouco tempo, para todos os que estiveram presentes, alunos e professores daquela escola. Tanta coisa!… Decerto, para cada um, uma imensidade de recordações e de sentimentos. Que se entrecruzaram ali. Que, no entanto, começaram a aflorar nos dias que antecederam o re-Encontro. Que vão perdurar. Muito. Ou só alguns dias. Ou só um tempinho. Quem sabe?…

Foram 212 os que compareceram ao Encontro Convívio, marcado para o Restaurante Varanda do Parque, no CNEMA, onde o serviço foi de qualidade. Provavelmente, nunca se terá atingido tão elevado número de participantes, constituído principalmente por antigos alunos. E connosco, o nosso primeiro Director, professor Benjamim Gonçalves, assim como outros professores: Cláudio Andorinho, Fernanda Féria, Lino Caetano, Luísa Belchior, Minez da Silva e Regina Messias. E as mensagens dos que, não podendo estar presentes, estavam, afinal, connosco. Foi o caso do segundo Director da Escola, professor Aldónio Gomes, assim como das professoras Madalena Núncio Felgueiras e Mariana Viegas. Participou igualmente no Encontro, pela primeira vez, o professor Vítor Barreto, antigo aluno da Escola, e actual Director da Secundária Dr. Ginestal Machado, que é continuadora da história da antiga Escola.

Os antigos alunos, alguns formando casais que se conheceram na Escola, vieram de pontos muito diversos. Até do Porto e do Algarve. Porém, a maior parte veio de Santarém e arredores, bem como da região de Lisboa, onde muitos se fixaram na sua actividade profissional. Entre os alunos, diversos fundadores, ou seja, aqueles que entraram no ano lectivo de 1956-1957, quando a Escola começou a funcionar. Alguns, compareceram pela primeira vez, outros são mais regulares. O Encontro registou, também, um significativo número de antigos alunos mais recentes, ou seja, que frequentaram a Escola no fim da década de sessenta e em toda a década de setenta.

O programa teve início com a missa por intenção de alunos, professores e funcionários falecidos, a qual foi rezada na Igreja da Piedade, pelas 11 horas. De seguida, fez-se a recepção no restaurante, onde o almoço decorreu para lá das três da tarde. Depois, foi tempo de dançar, com música ao vivo, com a intervenção sempre entusiasmante e de grande vibração de Rafael Vargas. Além disso, os participantes puderam apreciar uma exposição de fotografias sobre aqueles tempos em que frequentaram a Escola. Rostos, documentos e outros objectos expostos através das  fotos, atraíram as atenções gerais, proporcionando um misto de saudade e alegria. E as memórias sucediam-se, espelhadas em frases como “Lembras-te quando…?”… “Olha, esta aqui não é a …?”… “Tu não mudaste muito…”… “mas por onde andará este aqui, o…?”… “Há quarenta e oito anos que não te via, pá”, ou “Quem és tu… estás ali nalguma daquelas fotos?… sei que te conheço, pelos olhos, pela voz… mas como te chamas?… como eras tu naquela altura?”, ou, “Namorávamos por bilhetinhos, lembras-te?…  mas depois cada um seguiu o seu caminho… a vida foi assim”…

Foi também no Encontro que os participantes puderam decidir a criação de um Blog, que vai permitir uma mais fácil comunicação entre os membros da comunidade de alunos, professores e funcionários da antiga escola, a qual funcionou durante vinte e três anos, entre 1956 e 1979, dando lugar à Escola Secundária de Marvila e, depois, à Secundária Dr. Ginestal Machado, que surgiu em 1987. Apurados os resultados, a criação do Blog obteve a quase totalidade dos votos – apenas um voto em branco – e o nome que reuniu o maior número de votos entre as hipóteses apresentadas foi o de Alfageme, exactamente aquele que foi o nome do jornal interno dos alunos da escola. Deste modo, proximamente, o blog ALFAGEME SANTARÉM vai ser constituído e divulgado como o Blog dos Antigos Alunos, Professores e Funcionários da Escola Industrial e Comercial de Santarém (1956-1979), colocando assim ao dispor de todos este meio importante de inter-comunicação, aberto também a comentários do exterior.

Foi em ambiente de festa, já após o lanche ajantarado e o bolo de aniversário, quando passava das dez da noite, que os antigos alunos se despediram, com votos de “Até para o ano… cá estaremos!…”. Assim seja! Tudo será feito para que tal aconteça!  O próximo Encontro Convívio vai ser em 26 de Fevereiro de 2011, em local a designar. Com redobrado ânimo e vontade de fazer ainda melhor. Porque… é preciso recordar e… celebrar a vida!…

Manuel João Sá

Painel Escola Industrial[1]
Quadro de azulejos das Instalações na Pr. Visconde Serra do Pilar, em Santarém, que foi também chamada de Praça Velha, onde teve início a Escola Industrial e Comercial de Santarém, em 1956. Autor: Dr. Vítor Barreto, antigo aluno da EICS, director da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, sucessora da EICS.
Quadro das actuais instalações da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, no Planalto de Fau – próximo do campo onde se realizava antigamente a Feira do Ribatejo. Obra em azulejo da autoria de Vítor Barreto, que foi aluno da Escola Industrial e Comercial de Santarém e director da Escola Secundária Ginestal Machado.

Autor: 60emais

Português.

16 opiniões sobre “ANTIGA ESCOLA INDUSTRIAL E COMERCIAL DE SANTARÉM EM FESTA, NO SEU ENCONTRO ANUAL DE 27 FEV 2010! 212 PARTICIPANTES!”

  1. Que alegria! Que entusiasmo nas suas palavras, dá vontade de voltar atrás e espreitar esse vosso convívio, com toda essa vibração! Parabéns pela iniciativa, afinal, o Manuel ajudou, também, a fazer esses momentos. E que muitos mais possam vir, ano após ano. Até sempre!

    1. E os de 60 e mais estiveram com os de 50 e mais. A recordar, com os Profs, quando andavam naquela Escola e tudo era diferente. Numas coisas para melhor, noutras… para bem pior. A vida é… sempre assim.
      Manuel

  2. Imagino o que tenha sido de agradável rever antigos colegas e amigos. São também estes encontros ainda que esporádicos, trazem-nos à memória momentos da nossa vida académica alguns dos quais inesquecíveis. Um abraço

  3. Antes de mais, os meus parabéns a todo o grupo organizador deste encontro! Correu tudo muito bem e foi bastante agradável o ambiente criado durante essa tarde de convívio do último sábado do mês de Fevereiro!
    Foi a minha primeira vez neste dia de confraternização de antigos alunos da EICS e posso-vos garantir que já estou em contagem decrescente para o dia 26 de Fevereiro de 2011 !!!

    Um Abraço

    1. Obrigado em meu nome e de toda a equipa de organização do Encontro Convívio. Ainda bem que pudeste estar presente e que ficaste satisfeito com o que se viveu. A nossa missão era/é essa: conseguir que “as coisas” corram bem e que haja vontade de voltar.

      Abraço

      Manuel

  4. Para o ano há mais. Animados com este Encontro Convívio, alguns dos Antigos Alunos e Profs que estiveram presentes já estão a querer reservar vaga. E outros, que desta vez não foram (ou nunca foram) já estão a telefonar, a dar os seus elementos de contacto, para poderem ser informados a tempo. Vai ser a 26 Fev 2011. Isso já podemos anunciar. Só falta saber o local. Mas importa fazerem a inscrição prévia. Quem sabe se não vamos ultrapassar os 250?!…

    Abraço

    Manuel

  5. Foi a primeira vez que frequentei o nosso encontro, fiquei maravilhada,nunca imaginei que a alegria transbordásse desta maneira. Hoje pergunto-me, porquê tantos anos para me decidir a participar numa festa que nos leva aos nossos anos de juventude? Que alegria rever colegas que não via há tantos anos e outros que já não me lembrava deles. Esta é para ti Lucília pequenita… Mas não fiques triste, porque logo a seguir, na minha mente vi a nossa juventude tal como éramos. Muito mais teria para dizer´mas, voltarei outro dia. Não quero despedirme sem deixar expressa a minha admiração pela qualidade e esforço da organização. Bem hajam e continuem. Da minha parte o meu muito obrigada.

    Maria Albertina

  6. Ao entrar neste blog para + uma visitinha da praxe, veio-me á lembrança aquela votação que fizemos no último almoço de confraternização, no CNEMA, sobre a escolha do nome a dar ao blog que iria ser criado para ilustrar on-line, os futuros encontros dos antigos alunos da EICS!

    E a propósto, pergunto daqui ao amigo Sá, como estão as coisas? Já temos o ALFAGEME criado? Qual o seu endereço?

    Um Abraço

  7. Finalmente descobri o Blog dos Antigos alunos da EICS que se decidiu designar Alfageme – Santarém mas que só se consegue aceder juntando um sub-título devido a haver mais «Alfagemes» em Santarém.
    De facto como aluno Fundador com o n º 2 sou actualmente mesmo o mais antigo
    devido ao recente falecimento do aluno nº1 – Francisco Cordeiro Pereira Rodrigues. As coisas da nossa juventude não esquecem. Este nosso querido companheiro também cedo abandonou a Escola devido, creio, ao pai ter emigrado
    para Moçambique.
    E já que falo nos que partiram, de recordar aqui, além do José Cardoso, o meu grande Amigo Carlos Alberto Pereira Manzoni, que havia casado com a nossa querida colega Carlota Hermínia Félix Neves que por respeito ao marido não mais voltou aos convívios, mas seria muito bem vinda se regressasse.
    Há outros alunos e alunas fundadores que também deixaram de vir, o que é pena.
    A vida no entanto tem continuado com os (e as) sempre fieis e com os felizmente novos aderentes, sob a entusiástica organização da nossa querida Julieta Coimbra, estando agora muito bem entregue ao não tão antigo mas grande continuador Manuel Sá que demonstrou todas as qualidades para conseguir óptimos convívios. Parabéns.
    Não tenho dúvidas que fui o que fui profissionalmente e estou hoje como estou devido àquela porta que se abriu a EICS. O actual nome da Escola não me diz grande coisa; Recordo nomes como Alfredo da Silva Leitão, Benjamim José Gonçalves e Aldónio Gomes, entre outros que foram sim os grandes impulsionadores e obreiros da nossa Escola. Uma grande saudação a todos.
    Joaquim G. Botequim

  8. Saudacoes de Toronto – Canada
    (Nao tenho o teclado Portugues)
    Hesitei em escrever,pois ja sai do nosso querido Portugal ha 31 anos e o meu Portugues estah um pouco “enferrujado”.
    No entanto nao quis deixar de mostrar a minha alegria ao encontrar este blog.
    E(h) com muita saudade que me recordo da minha passagem pela Escola Industrial e Comercial de Santarem.
    Eu era muito traquinas e por vezes os professores mandavam-me sair da sala,por estar sempre a rir.
    Eu sou do tempo da Alice Sarrafo (agora Alice Gaia)com quem trabalhei na Moali.
    Gostaria de saber se alguem conhece a Isabel Toito que morava na Ribeira de Santarem e que cantava o fado.
    Recordo-me da Manuela Barata,da Celeste Morgado,da Lucinda,da Maria Jose (Cartaxo)da Fernanda de Alcoentre e a irma(Angelina),da Luisa de Almeirim,da Noemia,da Isabel Louro do Vale de Santarem,da Fatima e da Manuela Godinho.
    Havia tambem a Isabel Brites do Cartaxo e a Felisbela.
    A minha melhor amiga era a Natercia de Vila Cha de Ourique e a minha professora favorita era a D.Ilda Lanceiro.
    Eu assinei com o nome pela qual era conhecida quando andava ai a estudar.
    Agora tenho um nome tao comprido,que o gerente do Banco aqui no Canada nem podia acreditar.
    Aqui vai o meu nome:Maria da Conceicao Caria Luis Verissimo Ferreira (chamavam-me Sao e Conceicao Caria)
    Ja vi que ha uma pagina no Facebook,mas nao parece estar activada.
    Aqui ha uns anos fui a Portugal com os meus filhos (Marco e Diane)e mostrei-lhes a Escola antiga,onde eu frequentei o Ciclo Preparatorio.Depois mudamos para a Escola nova.
    Foi bom ler o nome de todos esses Professores!
    Creio que foi uma optima ideia organizarem esse convivio anual.
    Estava a tentar recordar-me do nome de um colega de turma do 5 ano que queria ser artista (desenhava e pintava muito bem)e creio que o nome dele era Andorinha,mas nao tenho a certeza.Sera que ele seguiu essa carreira?
    Saudacao a todos.

    1. Ora Viva Conceição, temos muito gosto em receber notícias tuas, de tão longe, o que ainda aumenta o nosso interesse e o nosso raio de acção.
      O sítio para onde enviaste este comentário é o do meu blog pessoal, no qual fui publicando coisas sobre a nossa Escola e o Encontro que íamos realizar, enquanto não tínhamos um blog da nossa organização.

      No Encontro, que foi no dia 27 de Fev. deste ano, houve a votação de um blog para os alunos e professores e funcionários. Não só votámos a constituição do blog como o seu nome e o símbolo. Os presentes no Encontro votaram quase todos pela constituição do blog e o nome que teve mais votos foi o de Alfageme Santarém, que foi um nome que foi proposto porque Alfageme tem a ver com a história da cidade e além disso Alfageme era também o nome do jornal que se fazia uma vez por ano, na Escola. Também houve a votação do símbolo do blog, que foi uma escolha entre 5 desenhos que pedimos a um colega nosso, o António Fagulha, que faz pintura.

      De modo que, após o Encontro, pusemos na internet o nosso blog e ele já tem muitas participações, que decerto hás-de gostar de ler. Para chegares ao blog deves digitar http://alfagemesantarem.wordpress.com. Lá encontrarás depoimentos de colegas, memórias, lembranças, informações, fotos. Claro que podes participar, enviando artigos ou comentários àquilo lá leres, ou mandando fotos ou outros documentos. Fotos daqueles tempos ou outras, que entendas que façam sentido num blog com este objectivo. Uma sugestão é que vejas os artigos todos, desde o princípio, para teres uma ideia do que já foi sendo dito, as fotos que lá estão, etc.

      Uma vez que os teus comenários se dirigem aos antigos alunos, professores e funcionários eu vou colocá-los no nosso blog, o AlfagemeSantarem e, para lá ires, só tens de escrever o que antes te indiquei. Como sabes, para mais facilmente chegares ao blog sempre que queiras, podes colocar o blog nos teus Favoritos.

      E assim, desejo que apareças muitas vezes no blog e, vindo a Portugal, por favor contactar-nos. Se acontecer vires na altura do nosso próximo Encontro Anual, que será no dia 26 de Fev., em local que será anunciado, ou quereres vir, de propósito, então isso seria uma grande oportunidade de veres pelo menos alguns colegas que referes no teu comentário.

      A finalizar, uma vez que os teus comentários vão aparecer no blog, natural será que haja colegas que foram referidos, ou outros, que queiram dirigir-se a ti, no blog.

      Grande abraço e volta sempre, o blog é nosso, quer dizer, também é teu!

      Manuel João Sá

  9. P.S:Eu ja vos explico a razao que me levou a voltar aqui de novo ao blog.
    Ontem eu mencionei que era muito traquinas (quando era jovem).Na verdade eu gostava muito de fazer toda a gente rir.No entanto,parece que tudo o que eu ri a mais em solteira,chorei em casada.
    Primeiramente com a morte do meu primeiro filho,e depois encontrar-me num Pais estranho,gravida,e com o meu marido prestes a perder o trabalho.Nao falando no facto de ele ter depressao,devido a tudo o que passou no Ultramar.
    Como eu nao tinha ninguem que me pudesse ajudar,ajoelhei-me no meu quarto e pedi a Deus que me socorresse.
    Achei essa minha atitude um pouco hipocrita,pois que ja nao rezava ha muitos anos.Foi entao que pedi a Jesus que me perdoasse por todos os meus pecados.
    Na manha seguinte,estava ainda a dormir,quando o Senhor me falou e disse:”Eu Sou o Senhor Teu Deus,o Rei do Ceu e da terra”.Surpreendida com essas palavras,dirigi-me a um Padre e pedi-lhe que me arranjasse uma Biblia.Jesus entao comecou a revelar-se na minha vida atraves de sonhos e visoes.Mais tarde fui enviada numa viagem missionaria ao Brasil,com um grupo de pessoas de varias denominacoes,e compramos um terreno para construir um orfanato.Os fundos para essa obra provenieram de varias igrejas do Canada,Estados Unidos e Inglaterra.
    O Senhor tambem me agraciou com esta grande bencao de poder pregar o Evangelho varias vezes aqui no Canada,
    em igrejas catolicas (retiros),evangelicas e pentecostais.
    Conclusao:como sabem,quando eu escrevi aqui no blog (ontem) eu nao mencionei nada sobre o meu relacionamento com Jesus.
    Depois de desligar o computador,o Senhor perguntou-me:”Nao me vais apresentar aos teus amigos”?
    Eu entao voltei aqui hoje com esse proposito,apresentar-Vos Aquele que eu amo e que eh tudo para mim:Jesus Cristo!
    Ele tambem Vos ama e tambem quer ser vosso amigo!
    Um Bom Natal para todos!
    Conceicao Caria

  10. gostaria de estar presente no proximo almoço de antigos alunos, os meus tel são 964014864, ou 926963132.

    cumprimentos

    vitor botelho rodrigues

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.