MARIA BARROSO: VOCÊ É CÁ DE CASA…

Desde criança que oiço rádio. No princípio, eram os relatos do futebol, do hóquei, da Volta a Portugal. Depois, as canções do tempo. Nacionais (algumas) e estrangeiras. E a Eugénia Lima, com a sua concertina. Depois… de tudo um pouco. Política e actualidades, à mistura. Continuo a ouvir rádio: em casa, no carro. Tenho nos programas de rádio uma boa companhia. Continuo a ouvir coisas de que gosto e outras de que… nem por isso. É natural. Há a possibilidade de mudar de canal. Ainda bem. E há muita oferta. Embora por vezes pareça que as diferenças não são muitas.

Oiço todos os dias a Antena 2. Hoje liguei o rádio, e “apareceu-me” uma entrevista a Maria Barroso. A Mulher. A Mãe. A Avó. A Cidadã. A Democrata. A Lutadora pela liberdade. Até à privação, à afronta, à repressão, ao exílio. E continuou a lutar. E continua a lutar.

123barrosoA mulher que foi actriz. Que se apaixonou pelo Mário. O tal que, reconheça-se, foi um grande político do nosso tempo. Que começou a sê-lo antes de se poder falar de política, em Portugal, no período negro mais recente da nossa história como País.

Maria Barroso. A Dona Maria Barroso, como gosto mais de chamar-lhe. A mulher que também foi professora e gestora do colégio que pertencia à família Soares. Lugar que teve de deixar de exercer, porque o regime de então lho proibiu. Que teve de exilar-se. Em verdade, foi expulsa do seu País, tal como o Mário.

Dona Maria Barroso, cuja opinião é sempre um gosto ouvir. Pelo conteúdo. Pela serenidade. Pela capacidade de desculpar. Pela virtude da simplicidade. Pela mensagem de esperança. Pelo que diz aos do seu tempo e aos mais jovens. Que, com a sua lucidez e pertinência, é uma referência no nosso País. Sem se pôr em bicos dos pés – se o fizesse, não era, para mim, uma referência.

A Dona Maria Barroso não me conhece, pessoalmente. Nem eu a ela. Mas é como se ela fosse cá de casa. É uma daquelas pessoas que admiro. Que gosto de ver e ouvir, quando posso, pela televisão ou pela rádio. Hoje, a Antena 2, deu-me um presente de Natal. Porque me deu a oportunidade de a ouvir. E gostei muito. Outra vez. Obrigado.

Manuel João Sá

Autor: 60emais

Português.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.