O MEU PROPÓSITO

Este blog que acabo de criar dirige-se a pessoas de todas as idades, mas especialmente às que têm 60 ou mais anos. Daí o seu nome 60emais.

Eu próprio, pessoa com pouco mais de 60 anos, fui aos poucos ficando sensibilizado para a necessidade de participar num espaço interactivo que muito pode ajudar quem está nestas idades ou quem para elas felizmente se encaminha.

Digo, felizmente, porque quem se encaminha para uma idade que está “a seguir”, está a caminhar na vida, está vivo. E eu penso (e sinto, também) que viver é uma coisa muito boa, muito importante, nada mais conheço que o seja tanto, sem deixar de ter em conta que, muitas e/ou, para muitas pessoas, aqui e em tantos lugares do mundo, viver é um acto de sobrevivência extremamente difícil, para alguns até penoso.

Porém, é com o sentido da vida, da luta por sobreviver e, melhor, VIVER, com verdade e dignidade, que eu aqui estou e quero dar o meu contributo e agradecer desde já tudo o que, aqui, me possa ser dado, também.

Sei de um poeta que muito aprecio, infelizmente tão pouco falado, divulgado, etc., que se chama António Ramos Rosa, que “a vida é uma vitória que se constroi todos os dias”, como ele diz num dos seus poemas mais antigos, que tem o título de “O Boi da Paciência. Portanto, estes versos, que eu tomei como um caminho e um objectivo a conseguir, também me orientam neste meu blog.

Pretendo abordar temas relacionados com a minha vida de homem com mais de 60 anos, em todos os aspectos e dimensões que considere susceptíveis de interesse para mim e para outras pessoas, mulheres ou homens, seja qual for a sua idade – os que são jovens, os que vão a caminho e estão mais próximo dos 60 e, obviamente, aqueles que já têm mais de 60.

Por esta via tenho a intenção de contribuir para uma troca de informação e relato de experiências que possa facultar um enriquecimento pessoal e vivencial, a mim próprio e a quem quer que seja que se disponha a participar honestamente no blog, na perspectiva de um envelhecimento activo, consciente e de cidadania.

Apoiar-me-ei na minha experiência pessoal, em todos os campos: da vida diária (pessoal e profissional) como indivíduo, na minha relação com a família, com os amigos, com as instituições e com a vida em sociedade em geral e com a natureza e a sua defesa e preservação.

Procurarei estar atento ao que se relacione com as estratégias, as políticas e os acontecimentos que envolvam as pessoas com mais de 60, no nosso país ou no estrangeiro, fazendo eco do que, a meu ver, considere positivo e, por outro lado, focando o que se me afigurar merecedor de reparo ou condenação.

Contarei os factos e as pequenas estórias da minha vida pessoal e de familiares que possam ser um bom contributo para o blog, nomeadamente no que se refere aos meus netos, na óptica de uma abordagem intergeracional que entendo ser muito importante para o desenvolvimento e o equilíbrio das sociedades neste mundo de grande competição, individualismo e barreiras entre gerações.

Darei informações e sugestões de que dispuser e que me pareçam pertinentes sobre assuntos de interesse para pessoas destas faixas etárias – de 60 e mais anos , por exemplo, sobre a saúde e as doenças, actividades de desporto, cultura, lazer, etc.

Sinto-me um aprendiz permanente, militante, se assim posso dizer. E é com essa atitude – de aprendizagem – que chego aqui, com a criação deste blog. Portanto, quero aprender também a comunicar por esta via, eu que muito tenho trabalhado no domínio da comunicação, mas por outras vias e com destinatários face-a-face, em termos profissionais.

E quero fazê-lo com humildade, com atitude aberta e de agradecimento face às opiniões e críticas que cheguem com frontalidade e honestidade.

Portanto, no princípio, o meu propósito e os princípios importantes por que me oriento, aqui estão. E eu disposto a enfrentar o desafio.

Agradeço a quem quiser dar-me a sua atenção e opinião.

Manuel João Sá

Autor: 60emais

Português.

4 opiniões sobre “O MEU PROPÓSITO”

  1. Ora bem. Felicitá-lo primeiramente por esta iniciativa já a algum tempo prevista mas não concretizada. A partir daqui o meu amigo vai ver que o envolvimento que estas lides nos obrigam fazem com que deixemos outras tarefas por realizar, a menos que a motivação não seja suficientemente forte e então o projecto é quase abandonado à nascença. Espero bem que não seja porque a partir de agora passarei a ser uma visita habitual e terei todo o gosto em deixar os meus bitaites sobre as questões abordadas.
    O desejo que este empreendimento seja coroado de êxito. Aquele abraço.
    O link seja de imediato para o congeminações e insinuações-

  2. Tempo para dares a esta tua iniciativa pois vai certamente ser necessário em face do êxito que eu desejo e creio que ela vai ter. Um grande abraço e felicidades.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.